top of page
Buscar

Bandeira A Meio-Pau

  • Foto do escritor: autorsecreto
    autorsecreto
  • 6 de abr.
  • 1 min de leitura
Bandeira a Meio-Pau no Palácio do Planalto
Bandeira a Meio-Pau no Palácio do Planalto

Nos navios da Marinha não se usa as denominações de "mastros" de bandeira, nem do jeque: a nomenclatura correta é nomeá-los o "pau da bandeira" e o "pau do jeque", mesmo que sejam metálicos. O distinto, na Marinha, segundo a tradição, é que sejam de madeira e envernizados.

Desta forma, o termo bandeira a meio-pau é a expressão que corresponde à Bandeira Nacional içada a meio-mastro. O jeque acompanha a Bandeira Nacional, a meio-pau. É o sinal de luto.

O costume teve origem na antiga marinha a vela. Era usual que os navios, como mostra de pesar pela morte de uma personalidade, desamantilhassem as vergas, de modo a deixá-las desalinhadas e pendentes, em diferentes ângulos, e com todos os cabos de laborar, de mastros e vergas folgados e pendentes. A mostra de pesar consistia neste aspecto de desleixo, por tristeza. O Pavilhão também era arriado a meio-pau.


Fonte: LYRA, Márcio de Faria Neves Pereira de. Tradições do Mar: usos, costumes e linguagem. 7.ed., rev. e aum.- Brasília : Serviço de Relações Públicas da Marinha, 1999; e https://www.marinha.mil.br/tradicoes-navais/cerimonial-de-bordo.




 
 
 

Comentários


© 2025 por Autor Secreto.

bottom of page